escova progressiva

08/06/2011 13:38

 

Progressiva

Telma Piacesi, técnica da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, comprovou o uso dealisantes caseiros, não sendo fabricados por nenhum laboratório. "Confirmamos que nos próprios salões as pessoas estavam misturando formol, queratina e cremes, e aplicando nas clientes", afirma.

Para a dermatologista Edileia Bagatin, da Universidade Federal de São Paulo, oformol pode causar irritação, mas não é cancerígeno. "Eu me informei e consultei médicos patologistas que estão há anos no mercado e trabalham diretamente com o produto em cadáveres e todos os tipos de órgãos. Eles me garantiram: o formol causa irritação à pele, com vermelhidão ou alergias, mas não causa câncer", explica.

 

O que é a escova progressiva

A escova progressiva é uma técnica que visa o alisamento dos cabelos e diminuição do volume dos fios. Essa escova é chamada de progressiva por causa dos resultados a cada aplicação, com os cabelos ficando progressivamente mais finos. Além do alisamento do cabelo com a escova progressiva há a hidratação dos fios com a queratina. 

Os resultados da escova progressiva podem durar de 2 a 6 meses, sendo que depois desse período a mulher deve passar por novas sessões. Muita polêmica tem acontecido em torno da escova progressiva por causa do uso de quantidades de formol não permitidas pela Anvisa, entretanto há produtos aprovados que podem ser usados nessa técnica.

 

O que são as escovas de chocolate, de morango, de açúcar e de maçã

Como resposta ao uso perigoso do formol tóxico, o mercado de alisamento de cabelo vem apresentando vários tipos de escova progressiva natural, como a de chocolate, de morango, de açúcar e de maçã. Tais escovas progressivas utilizam nas fórmulas ácidos e seiva de frutas e são livres de formol ou contêm apenas quantidade permitida dessa substância. Essas escovas progressivas também poderiam fortalecer os fios de cabelo quebradiços e deixar as madeixas mais brilhantes e macias.

Que cuidados a pessoa deve ter ao usar a escova progressiva

Durante 3 dias depois de passar pela escova progressiva a pessoa não deve lavar os cabelos, nem os prender ou colocar atrás da orelha. Caso a pessoa lave os cabelos antes do tempo ela removerá a química, e se prender os fios eles poderão ficar marcados. Em alguns tipos de escova progressiva, como a de chocolate, não é necessário que a pessoa fique sem lavar ou prender os cabelos. Ao fazer um tipo de escova progressiva pela primeira vez é é aconselhável fazer teste de sensibilidade. A pessoa também deve certificar-se que o produto usado na escova progressiva é registrado na Anvisa/Ministério da Saúde.

 

 

Voltar